06/08/2020

Educação

Pesquisadores da Universidade Federal do Piauí desenvolvem máscaras que permitem leitura labial

Professores e alunos dos cursos de Engenharia Elétrica e Mecânica da Universidade Federal do Piauí (UFPI) estão desenvolvendo máscaras transparentes para possibilitar a leitura labial. […]

Publicado por: Luciano Coelho 13/07/2020, 15:06

Professores e alunos dos cursos de Engenharia Elétrica e Mecânica da Universidade Federal do Piauí (UFPI) estão desenvolvendo máscaras transparentes para possibilitar a leitura labial. O estudo faz parte do Projeto de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação (PDI), que gere o Hospital de Campanha Estadual (HCE), destinado ao tratamento de pessoas com Covid-19.

As máscaras ainda estão passando por testes (Foto: divulgação)

Atualmente, os pesquisadores estão realizando a fase de testes do segundo protótipo. Os primeiros modelos de máscaras desenvolvidas serão para uso universitário e hospitalar com o apoio do Hospital de Campanha Estadual.

“O estudo é para a confecção de máscaras que tenham uma transparência para que se possa ver o movimento da boca. O objetivo é proporcionar a comunicação completa, porque uma parte da nossa comunicação verbal é feita também pela leitura dos lábios, mesmo de uma forma inconsciente. A UFPI também mantém o curso de libras e seria imprescindível a aplicação dessas máscaras”, afirmou o Prof. Dr. Fábio Rocha, coordenador do estudo.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) apoiou financeiramente a fabricação de 500 máscaras que serão destinadas aos professores da UFPI e aos alunos do curso de Libras. Além disso, mais produtos serão fabricadas para uso hospitalar.

 

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • redacao@notempo.com.br
No Tempo