ÚLTIMAS
Governo reúne equipe e economista para buscar soluções para Previdência   //   Bolsonaro assina decreto que facilita posse de armas  //   PRF fez mais de 2 mil autuações por ultrapassagem proibida e excesso de velocidade no Piauí  //   Conta de energia sofre reajuste e sobe 12,64% no Piauí a partir de dezembro   //   Economia brasileira cresce 1,74% no terceiro trimestre, diz Banco Central  //  

Quinta, 21 de fevereiro de 2019
BOA ESPERANÇA
Usina de Boa Esperança passará por vistoria para evitar tragédia
Júnior Medeiros - 10/02/2019 20:25
A barragem de Boa Esperança é a maior do Estado, com mais de cinco bilhões de metros cúbicos de água e a que fornece energia ao estado.
Compartilhar
Download

(Foto: Reprodução)

 

A Usina Hidrelétrica de Boa Esperança, no município de Guadalupe, a 380 km de Teresina, é uma das 142 usinas a serem fiscalizadas até maio de 2019 pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A fiscalização acontece após o rompimento fda barragem da Vale na Mina do Feijão, em Brumadinho (MG). Os dados mais recentes são de 150 pessoas encontradas sem vida, e mais de 182 continuam desparecidas.

 

A barragem de Boa Esperança é a maior do Estado, com mais de cinco bilhões de metros cúbicos de água e a que fornece energia ao estado. 

 

De acordo com a Aneel, as fiscalizações serão iniciadas na terça-feira (12) e farão parte de uma força-tarefa para verificar in loco as barragens em que as usinas estão instaladas.  As fiscalizações ocorrerão em 18 estados, além do Distrito Federal, e correspondem a primeira etapa. 

 

A segunda será realizada entre maio de dezembro desse ano nas barragens de hidrelétricas classificadas como "Dano Potencial Alto". Somando as duas etapas serão fiscalizadas 335 empreendimentos em todo o país. A Agência ressalta que essa classificação não envolve diretamente as condições estruturais das barragens, ela diz respeito à área afetada pela usina, se é, por exemplo, densamente povoada.  

 

"No dano potencial alto são compreendidos os seguintes aspectos: barragens com grandes reservatórios; existência de pessoas ocupando permanentemente a área a jusante da barragem; área a ser afetada apresenta interesse ambiental relevante ou é protegida e existência de instalações residenciais, comerciais, agrícolas, industriais de infraestrutura e serviços de lazer e turismo na área que seria afetada", explica a Aneel.

 

O empreendimento Boa Esperança é gerido pela Companhia Hidro elétrica do São Francisco (Chesf), é do tipo barragem, atualmente está na categoria de risco baixo e dano potencial alto. 

 

Teresina FM-TV
Teresina FM-Rádio

Teresina FM-Site
Enquete
O que você espera do presidente eleito Jair Bolsonaro?

O país vai melhorar
O país vai piorar
Não vai acontecer nada


FATO
A sua
revista
eletrônica
No Tempo é o seu portal de notícias, política, entretenimento e muito mais. O complexo de comunicação trabalha a todo momento, para deixar você mais atualizado.


Fale Conosco
E-mails
Quem Somos
Redes Sociais