ÚLTIMAS No Brasil, venda de estatais vira saída para fechar contas  //   Justiça proíbe demissões e manda reintegrar servidores da Cepisa   //   TSE recebe lista de gestores públicos que tiveram contas rejeitadas pelo TCU  //   Piauí busca receber R$860 milhões da União pela venda da Cepisa  //    
Segunda, 12 de novembro de 2018
  Publicidade
Luciano Coelho - 06/11/2018 19:39
Opinião Luciano Coelho

Crise Financeira

A preocupação do Governo do Estado é com a gestão do Governo Federal para que o Piauí não seja prejudicado, porque o governador Wellington Dias é oposição ao governo Jair Bolsonaro. A preocupação da população é para que tenhamos mais segurança, mais educação, e mais saúde, conforme todos os candidatos prometeram durante a campanha eleitoral.

E mais, o que todos esperam é uma situação de normalidade. Normalidade no pagamento dos salários, inclusive com o pagamento dos servidores terceirizados. Normalidade no atendimento nos hospitais, com equipamentos e medicamentos necessários para o tratamento dos pacientes. Normalidade para termos uma sensação de segurança com o funcionamento das delegacias, com policiais nas ruas e as viaturas rodando. Normalidade para termos escolas com aulas regulares e com merenda para os estudantes.

No momento atual, o governo vive uma crise financeira, como todo o país. Mas a nossa aqui começa a se agravar ao ponto de ameaçar o pagamento do funcionalismo, a folha de servidores efetivos do Estado. Antes já vinha atingindo os terceirizados e os fornecedores. Se bem que compromete alguns serviços básicos à população, justamente esses que citamos: segurança, saúde e educação, para falar de alguns.

A equipe econômica do Governo confirmou que a situação se agravou com a queda nos repasses do Fundo de Participação do Estado (FPE) e com o bloqueio de R$ 48 milhões  feito pela Justiça na conta do Estado para o pagamento dos precatórios. O governo se lamentou e disse que esse dinheiro fez muita falta em outros setores, inclusive no pagamento da folha.

O secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, admitiu que o governo do Piauí ainda não tem reserva de recursos para pagar a segunda parcela do 13º salário dos servidores. Ele afirmou que a equipe econômica está trabalhando com para cortar mais despesas no sentido de garantir o pagamento do 13º salário, que deve acontecer entre os dias 17 a 20 de dezembro.

O governador Wellington Dias já avisou que o pagamento da folha e o 13º salário é a prioridade do governo. Mesmo com as dificuldades, o objetivo é cumprir a tabela de pagamento que foi anunciada no início ano. Mesmo sem reservas financeiras, a equipe e diz que o servidor está em primeiro lugar. O governo não tem reservas, mas tem confiança e esperança para honrar o pagamento do funcionalismo público e vencer mais esse desafio. E pretende cortar na própria carne para garantir isso.

 







RELACIONADAS
:: Eu e o Diabo na terra do sol
:: Posse de arma, uma ideia ruim
:: Quem representa os advogados
:: Nem vencidos nem vencedores
:: Bolsonaro precisa convencer Congresso a aprovar reformas
:: O Piauí que queremos
:: Onde estão os utopistas?
:: A dona de casa
:: Atribuições do presidente da República
:: O Estado mínimo
:: A indicação de Sérgio Moro e a corrupção
:: Brasil deve escolher modelo para posse e porte de arma
:: Brasil deve escolher modelo para posse e porte de arma
:: O Crime de estupro
:: Transição de Governo
:: A questão da saúde pública é uma questão de polícia?
:: O fim polêmico do Ministério do Trabalho
:: Dever de Casa
:: E agora, José?
:: Alberto Silva e o Piauí
:: Temos que combater a cultura do desperdício
:: Um homem a frente do seu tempo
:: Temos que combater a cultura do desperdício

Compartilhar


 

 
Teresina FM-TV


Teresina FM-rádio


Teresina FM-Portal

Enquete
O que você espera do presidente eleito Jair Bolsonaro?

O país vai melhorar
O país vai piorar
Não vai acontecer nada








No Tempo é o seu portal de notícias, política, entretenimento e muito mais. O complexo de comunicação trabalha a todo momento, para deixar você mais atualizado.


Fale Conosco
E-mails
Quem Somos
Redes Sociais

 

 

 



  Fábio Abreu manifesta desejo de executar plano de segurança
     
  Ventania causa vários estragos em regiões de Teresina
     
  PRF apreende motocicleta e prende também o condutor
     
  Copa Batom e Campeonato Rural entram na reta final do certame
     
  Deputado aciona o MP para concluir obras de esgoto em 40 cidades
     
 
Em Cima do Fato

Avenida Jóquei Clube, 705 – Jóquei,
Teresina – PI, CEP: 64049-240
Fones: (86) 99942-4939 / 99937-2100
E-mail: contato@notempo.com.br