ÚLTIMAS
Acidentes em rodovias do Piauí deixa duas pessoas mortas  //   Conta de energia sofre reajuste e sobe 12,64% no Piauí a partir de dezembro   //   Economia brasileira cresce 1,74% no terceiro trimestre, diz Banco Central  //   Falta de pessoal ameaça realização do censo do IBGE em 2020  //   Progressistas têm meta de filiar cem prefeitos em 2019 e disputar o governo em 2022  //  

Segunda, 10 de dezembro de 2018
CENSO DEMOGRÁFICO
Falta de pessoal ameaça realização do censo do IBGE em 2020
LUCIANO COELHO/ JÚNIOR MEDEIROS - 16/11/2018 19:35
Segundo Leonardo Passos, mais de um terço dos funcionários efetivos do IBGE estão em idade de aposentadoria.
Compartilhar
Download

(Foto: Teresina FM/ Portal NO TEMPO)
O chefe do escritório do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Piauí, Leonardo Passos, informou que a falta de pessoa ameaça a realização do censo demográfico em 2020. Em 2015 não teve falta de recursos no orçamento do instituto. Segundo Leonardo Passos, mais de um terço dos funcionários efetivos do IBGE estão em idade de aposentadoria. 
 
De acordo com Leonardo Passos, o Piauí tem doze agencias do IBGE e tinha 106 funcionários efetivos. Hoje, tem as mesmas doze agencias, mas tem apenas 72 servidores. Um déficit de 40 servidores e, destes 72, ainda têm um terço em idade de se aposentar. O ideal era ter pelo menos 112 servidores efetivos no Piauí.
O chefe da unidade no Piauí frisou que o recenseamento estaria comprometido, porque falta pessoal para gerenciamento e supervisão dos recenseadores que são contratados temporariamente para fazerem essa contagem da população.
Ele ressaltou que o IBGE é responsável pela estatística oficial e realiza mais de 50 tipos de pesquisas sobre os mais vários aspectos da sociedade, sendo o principal deles o censo demográfico a cada dez anos. Leonardo Passos disse que foi encaminhado projeto para o Ministério do Planejamento pedindo a contratação de 1800 pessoas para o IBGE. Ele relatou que já teve casos de agências que fecharam no país por falta de pessoal. E ainda tem casos de agência que tem apenas um servidor efetivo e este está se aposentando. 
 
“Essa situação é preocupante e dramática, porque isso vai inviabilizar as pesquisas do IBGE e também o censo. Já teve previsão de concurso por três vezes, em 2010, 2013 e 2016, e não aconteceu porque não tinha orçamento”, adiantou Leonardo Passos, em entrevista à Teresina Fm 91,9.
Ele ainda revelou que o Produto Interno Bruto (PIB) do Piauí cresceu, mesmo no auge da crise. O crescimento foi puxado pela agropecuária.  Mas a indústria é uma das menores participações no Nordeste.
Teresina FM-TV
Teresina FM-Rádio

Teresina FM-Site
Enquete
O que você espera do presidente eleito Jair Bolsonaro?

O país vai melhorar
O país vai piorar
Não vai acontecer nada


No Tempo é o seu portal de notícias, política, entretenimento e muito mais. O complexo de comunicação trabalha a todo momento, para deixar você mais atualizado.


Fale Conosco
E-mails
Quem Somos
Redes Sociais