ÚLTIMAS
Governo reúne equipe e economista para buscar soluções para Previdência   //   Bolsonaro assina decreto que facilita posse de armas  //   PRF fez mais de 2 mil autuações por ultrapassagem proibida e excesso de velocidade no Piauí  //   Conta de energia sofre reajuste e sobe 12,64% no Piauí a partir de dezembro   //   Economia brasileira cresce 1,74% no terceiro trimestre, diz Banco Central  //  

Quinta, 21 de fevereiro de 2019
SAÚDE
Nova maternidade vai dobrar número de UTIs neonatal no estado
DOMINGOS BEZERRA - 05/02/2019 15:35
A nova estrutura prevê 115 leitos para tratamento intensivo
Compartilhar
Download

Nova maternidade está sendo construída na avenida Presidente Kennedy, na zona Leste de Teresina

 

Com obras iniciadas em 2018, a estrutura da nova maternidade de referência em alta complexidade do Piauí irá dobrar a capacidade de atendimento no estado. O Piauí, que já é referência nacional com a maternidade Evangelina Rosa (MDER), maior do Brasil financiada pelo SUS, ampliará os atendimentos e trará mais conforto e modernidade a mães e recém-nascidos em uma estrutura completamente nova.

 

Em construção na avenida Presidente Kennedy, em Teresina, o novo Centro Materno- Infantil atende à necessidade de uma estrutura hospitalar mais moderna para a população. De acordo com o diretor-geral da MDER, Francisco Macêdo, a expansão do atendimento e a longevidade da estrutura pedem um novo prédio. “Toda a estrutura da Evangelina Rosa será transferida para o novo Centro Materno-Infantil do Piauí”, explicou.

 

A MDER possui 43 anos de funcionamento em uma arquitetura de campanha de guerra horizontalizada. A nova maternidade de referência em alta complexidade contará com pelo menos cinco pavimentos. Com previsão de conclusão para 2021, a nova estrutura prevê 115 leitos para tratamento intensivo. Serão 20 unidades de UTI adulta e 30 leitos de UTI neonatal. Além desses, 45 leitos de Cuidados Intermediários e 20 de leitos Intermediários Canguru, espaços para acolhimento de mãe e bebê.

 

Serão aproximadamente R$ 84 milhões investidos na construção do centro, com recursos de emenda dos deputados federais e do Tesouro Estadual. O diretor-geral da MDER acredita que a nova maternidade terá impacto significativo na melhoria da assistência materno-infantil.  “Uma casa que quando entregue fará a diferença no tratamento mãe e bebê. Uma casa totalmente nova e estruturada com mais leitos tanto em UTI como no atendimento do médio e baixo risco”, informou Francisco Macêdo.

 

Ainda de acordo com o diretor-geral da MDER, o consórcio de empresas responsável pela obra deve entregar do primeiro bloco até o quinto andar do prédio em um cronograma de 24 meses.

 

Reforço na Evangelina Rosa - Para atender à crescente demanda por atendimento, a MDER teve que passar por reformas estruturais importantes, desde a ampliação e construção de novos espaços, até a realocação de setores e aquisição de maquinário.

De acordo com a direção da unidade, a maternidade recebeu, apenas em 2018, mais de R$ 2 milhões em investimentos que possibilitaram a modernização de seu aparato tecnológico com a aquisição de respiradores, monitores e carros de urgência, como de parada cardiorrespiratória.

 

Banco de Leite - Destaque dentro da estrutura de prestação de serviços da maternidade, o Banco de Leite Humano (BLH) foi credenciado nacionalmente com qualificação máxima da Rede Global de Bancos de Leite Humano pelo terceiro ano consecutivo.

O BLH da Maternidade Dona Evangelina Rosa segue um criterioso processo de coleta de leite que beneficia recém-nascidos que necessitam do complemento e aleitamento não suprido pela mãe. A estrutura abastece, além dos pacientes da Evangelina Rosa, bebês de outras unidades do Estado em Parnaíba, Floriano e da rede privada.

 

 

Domingos Bezerra Filho

Fonte: CCOM 

Teresina FM-TV
Teresina FM-Rádio

Teresina FM-Site
Enquete
O que você espera do presidente eleito Jair Bolsonaro?

O país vai melhorar
O país vai piorar
Não vai acontecer nada


FATO
A sua
revista
eletrônica
No Tempo é o seu portal de notícias, política, entretenimento e muito mais. O complexo de comunicação trabalha a todo momento, para deixar você mais atualizado.


Fale Conosco
E-mails
Quem Somos
Redes Sociais